sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Duplicidade

Olá galerinha,
Na última aula de Diplomática e Tipologia documental, dia 21/12,  assistimos ao filme Duplicidade, protagonizado pelos atores Julia Roberts e Clive Owen. O filme mostra a parceria de uma funcionária da CIA com um agente do MI6 que deixam de lado o departamento de inteligência do governo e entram num esquema que tem como missão proteger uma fórmula de um produto para cura da calvície. A empresa que conseguisse patentear primeiro a fórmula ganharia muito dinheiro. Após todo um processo de busca e guarda de tal documento, os parceiros descobrem que a fórmula que tanto se esforçaram para tê-la, não é a que esperavam, da cura da calvície, e sim, de uma loção de pele. Frustrando assim todo o trabalho dos dois personagens.
De acordo com o breve resumo do filme acima e a atividade proposta, faremos a análise da cópia do papel em que se encontrava a tal fórmula da loção de pele.

  
Fonte extraída de :http://pt.dreamstime.com/fundo-da-tecnologia:-formulas-quimicas-thumb19361917.jpg


Fazendo uma análise do ponto de vista das empresas que acreditavam que a fórmula contida no papel era a da cura da calvície, a cópia  seria autêntica pelo simples fato de se ter essa afirmação e possuir elementos correspondentes a tal. Além do fato, da sua produção ocorrer por uma autoridade competente, no caso, a empresa. Em relação a veracidade, a fórmula, da possível cura da calvície, não era verdadeira, ou seja, a fórmula contida no papel não era condizente com o que se esperava. Se a fórmula for posta a teste, como foi no filme, ela pode ser montada e condensada na forma de uma creme. Logo, não corresponde com a realidade e torna-se dele um documento não verídico, falso. Como afirma Duranti: “El concepto de falsedad se refiere a la presencia de elementos que no corresponden a la realidad".
Portanto, no caso, a informação da fórmula contida no documento não condizia com a realidade dos interessados, que seria a representação de uma fórmula para a cura da calvície e não de uma loção de pele, demonstra, assim, que o documento é falso. E o documento analisado é autentico pois corresponde a uma autoridade competente.

2 comentários: