quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Desafio!


Olá futuros arquivistas,


 Imagem retirada do site: http://www.eventoscampinas.com/formatura-dicas-de-como-organizar-o-seu-evento/


Muitos esperam ansiosamente o grande dia não é? O dia de nossa formatura! 
E com base nesse tema, selecionamos uma reportagem um tanto curiosa:

A Menina morta que não pode se formar por falta de frequência
 
Os pais de Megan Gillian, uma garota que morreu dois meses antes da formatura, receberam uma carta da escola dizendo que ela não poderia ir ao baile de formatura se sua freqüência escolar não melhorasse. A carta dizia que estudantes deveriam ter uma presença de 90% e ela tinha, no momento, 60%. O documento estava assinado pelo diretor do colégio que depois se desculpou com os pais da menina dizendo que era tudo um erro de software.
Reportagem tirada do site : http://hypescience.com/as-6-mais-bizarras-historias-de-formatura/


E diante deste fato lastimável, pedimos que seja feita uma análise do documento citado. A análise deverá ser feita em cima do conteúdo que a reportagem diz conter no carta, dizendo se a informação é verídica, ou não, e analisar a autenticidade do documento. Pedimos também, que sejam apresentados elementos que comprovem o resultado da análise obtida.

E é isso!

Até mais.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Documentos digitais - A velha nova era.

 A reportagem é sobre o fato da Universidade de São Paulo (USP) adotar um dispositivo inédito de diplomas com certificação digital, este modelo estará disponível até o início de 2013. Mas antes alguns problemas arquivísticos relacionados aos documentos digitais.

Um dos grandes problemas dentro da realidade arquivística, seria a preservação de elementos característicos de sua proveniência, unicidade, indivisibilidade, integridade, naturalidade; ainda mais em documentos digitais. Para conter essa problemática, na década de 90, a comunidade arquivística internacional deu início aos primeiros estudos e projetos de pesquisa sobre a produção e preservação dos documentos digitais (no caso, diplomas com certificação digital). No Brasil, também cresceu a produção de documentos digitais, surgindo então uma necessidade de uma participação mais ativa por parte dos arquivistas na gestão dos documentos digitais. Criando o Arquivo Nacional e o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ). Outra questão ainda é levantada sobre a autenticidade, veracidade e confiabilidade documentos digitais.
http://serasa.certificadodigital.com.br/wp-content/uploads/2012/04/usp.jpg
http://serasa.certificadodigital.com.br/wp-content/uploads/2012/04/usp.jpg
Lopez, faz uma distinção entre autenticidade e veracidade, afirmando que a "autenticidade está voltada para o processo de criação do documento, a veracidade está ligada diretamente a qualidade das informações que compões este certificado". Os diplomas com certificação digital são autênticos e verídicos, como diz a reportagem, onde até o secretário-geral da USP, Rubens Beçak, afirma que "com isso, vamos conseguir zerar as falsificações”. Mas nem tudo é o que parece ser. Pois devido a obsolescência dos componentes digitais, a sua preservação não se resume ao armazenamento em condições ideais, logo, esse documento será migrado para outro tipo de formato digital e possivelmente sofrerá alterações originais, o que diplomaticamente deixará de ser autêntico. 

Outros problemas ligados a produção, gestão, preservação e custódia dos diplomas (e documentos) digitais, ocorre onde muitos desses problemas são relativos aos próprios problemas arquivístico. A análise diplomática nos documentos digitais, que trata das características intrínsecas e extrínsecas, relacionado ao contexto de sua tramitação, é fundamental para solucionar tais problemas, já que visa a validação da autenticidade e legalidade do documento. Várias ferramentas arquivísticas podem ajudar a entender melhor a problemática. Para Lopez, o arranjo é essencial, pois ele "é a organização física de documentos de um fundo de acordo com o princípio da proveniência e com a organicidade da entidade produtora do arquivo", logo os diplomas digitais, como um documento, deve ser analisado a partir de um quadro de funções (num arranjo), e serem articulados num determinado fundo.

Para Duranti, a documentos legalmente autênticos "son aquellos que suportan una prueba de sí mismos, a causa de la intervención durante e después de su criación, de un representante de una autoridad pública que garantiza su genuidad". Aqui é preciso notar a dificuldade dos documentos digitais em suportar uma prova em si mesmo, devido a sua forma de preservação, confiabilidade e autenticidade. Duranti afirma também que a forma de um documento revela a sua utilidade, sua função administrativa dentro de cada espécie. Essa forma pode ser física, que se refere às características externas que fazem o documento ser capaz de cumprir sua função, ou seja "são as características que constituem a aparência externa dos documentos"; ou intelectual, que se refere aos elementos internos, que fazem o documento ser completo, "são todos os componentes que garantem sua articulação intelectual que são o modo de representação do conteúdo e as partes que determinam o teor do conjunto"

Esse mesmo conceito diplomático, cabe aos documentos digitais, aliás é por ele que pode se ter a ideia da totalidade do documento. Os diplomas com certificação digital, que tem por características externas o próprio software e seu sistema de integração dos diplomas, no caso, (o suporte, escrita, linguagem, signos especiais, selo e anotações), faz parte do trâmite e na identificação dos diplomas. Nos elementos internos (protocolo, texto e "escatolo"), seria a sua própria informação, o texto ali presente, o que permite ao usuário identificar quem foi o autor daquele ato, a data, o tipo, a informação contida.

Já o CONARQ, que tem por missão definir a política nacional de arquivos públicos e privados, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos; e exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo (site do CONARQ). Com isso, suas resoluções afetam direta e indiretamente os demais arquivos públicos, apesar da USP ser estadual. No que tange aos documentos digitais são as seguintes resoluções:
  • Resolução nº 20, de 16 de julho de 2004, diz sobre a inserção de documentos arquivísticos digitais em programas de gestão de documentos.
  • Resolução nº 24, de 03 de agosto de 2006, diz sobre transferência e recolhimento dos documentos digitais. 
  • Resolução nº 25, de 27 de abril de 2007, diz sobre o e-ARQ Brasil.

Segundo Ruipérez, "o modelo de grupo Madrid está dividido em 10 seções: tipo documental, oficina de produção, destinatário, legislação, trâmite, documentos básicos que compõem o expediente, ordenação da série, conteúdo, a vigência administrativa e saída". Nesse trecho, Ruipérez afirma como um modelo demonstra o comportamento de um documento na sua função. Assim, pode-se ter diversos modelos de séries documentais. O que torna bastante importante para um modelo de documentos digitais, pois permite aos diplomas ter o seu próprio formato, mas mantendo a sua produção, trâmite, ordenação da série e saída.

 
Apesar do corretor ortográfico do Word não reconhecer, arquivologia é uma ciência que estuda basicamente os processos de criação, armazenamento e recuperação de informação, e assuntos correlatos. Nesse contexto, é óbvio que ela trata de documentos de todo tipo de universo. Sejam eles contábeis, administrativos, jurídicos e outros.  E os elementos que constituem os documentos independem, na maioria das vezes, do tipo de documento que está sendo trabalhado. Entretanto, é evidente que a interdisciplinaridade pode apresentar alguns aspectos específicos de um determinado modelo ou universo, e é justamente aí que reside a nossa problemática para a era da produção digital de documentos. 

A certificação digital pode garantir a autenticidade de um documento, assim como os metadados inerentes ao mesmo, mas e a sua veracidade? Essa se relaciona com o conteúdo e, portanto, não é simples atestá-la. A investigação do contexto em que o documento foi produzido torna-se mais difícil. 

Como exemplo, é possível falar sobre uma demonstração contábil de uma empresa qualquer que seja produzida digitalmente. Esses balancetes precisam ser escriturados e assinados por um contador. A assinatura digital resolve o problema... Mas a manipulação dos dados torna-se muito mais fácil e logo, sujeita a falhas. O mesmo acontece com documentos jurídicos, que podem ser criados com desvios dos fatos, comprometendo assim o tipo de análise. 

Enfim, a problemática de criação de documentos digitais é muito maior que essa pequena explanação acima, mas convém destacar que o papel do arquivista é fundamental nesse processo, pois é ele quem pode definir os mecanismos de controle desse processo.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Duplicidade

Olá galerinha,
Na última aula de Diplomática e Tipologia documental, dia 21/12,  assistimos ao filme Duplicidade, protagonizado pelos atores Julia Roberts e Clive Owen. O filme mostra a parceria de uma funcionária da CIA com um agente do MI6 que deixam de lado o departamento de inteligência do governo e entram num esquema que tem como missão proteger uma fórmula de um produto para cura da calvície. A empresa que conseguisse patentear primeiro a fórmula ganharia muito dinheiro. Após todo um processo de busca e guarda de tal documento, os parceiros descobrem que a fórmula que tanto se esforçaram para tê-la, não é a que esperavam, da cura da calvície, e sim, de uma loção de pele. Frustrando assim todo o trabalho dos dois personagens.
De acordo com o breve resumo do filme acima e a atividade proposta, faremos a análise da cópia do papel em que se encontrava a tal fórmula da loção de pele.

  
Fonte extraída de :http://pt.dreamstime.com/fundo-da-tecnologia:-formulas-quimicas-thumb19361917.jpg


Fazendo uma análise do ponto de vista das empresas que acreditavam que a fórmula contida no papel era a da cura da calvície, a cópia  seria autêntica pelo simples fato de se ter essa afirmação e possuir elementos correspondentes a tal. Além do fato, da sua produção ocorrer por uma autoridade competente, no caso, a empresa. Em relação a veracidade, a fórmula, da possível cura da calvície, não era verdadeira, ou seja, a fórmula contida no papel não era condizente com o que se esperava. Se a fórmula for posta a teste, como foi no filme, ela pode ser montada e condensada na forma de uma creme. Logo, não corresponde com a realidade e torna-se dele um documento não verídico, falso. Como afirma Duranti: “El concepto de falsedad se refiere a la presencia de elementos que no corresponden a la realidad".
Portanto, no caso, a informação da fórmula contida no documento não condizia com a realidade dos interessados, que seria a representação de uma fórmula para a cura da calvície e não de uma loção de pele, demonstra, assim, que o documento é falso. E o documento analisado é autentico pois corresponde a uma autoridade competente.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Analisando casos de fraudes reais.

Olá galera,
Depois da interressantíssima aula da nossa tutora Daniella Larcher, verificando os documentos falsos e verdadeiros em situações de fraudes reais, postaremos hoje uma notícia para que seja feita uma análise de um dado documento, respondendo as perguntas seguintes ao caso.


 Fonte:http://elielt.blogspot.com.br/2012/05/analise-de-apocalipse.html

A notícia é do dia 11 de novembro de 2011 e trata-se da prisão de dois homens, em Belo Horizonte, que continham, em um de seus carros e também em residência, remédios, suplementos alimentares, atestados médicos em branco, documentos usados para licenciamento de veículos e obtenção de CPF e alguns documentos pessoais. Alguns destes documentos seriam carteiras estudantis com os nomes dos jogadores de futebol Neymar e Ganso e várias fichas de carteiras de estudantes carimbadas em nome da Escola Municipal Mario Werneck.
Neste caso, pedimos que a análise seja feita em cima das carteiras estudantis com os nomes dos jogadores e com as do carimbo escolar.
Primeiramente, quais as características de uma carteira de estudante? de que forma elas poderiam ter sido modificadas apresentando o nome dos jogadores Neymar e Ganso?  E no caso das carteiras carimbadas em nome da escola, seriam documentos autênticos? E verídicos? 




Notícia retirada de:
http://www.estadao.com.br/noticias/geral,pm-prende-2-com-documentos-falsos-e-remedios-em-mg,797483,0.htm     às 16:46 do dia 19/11/2012


quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Visita ao CEDOC UnB

Olá futuros arquivistas




Fonte retirada do site: praarquivar.com.br
acessado às 01:59 do dia 12/12/2012

Referente a visita feita ao CEDOC da UnB, na última sexta feira dia 07/12/2012, postaremos a atividade realizada na aula.

 - Quais as espécies documentais existentes no CEDOC?


As espécies documentais encontradas no CEDOC são:
  • Atas de reuniões
  • Dossiês de alunos,
  • Memorandos,
  • Registro de diplomas e
  • Relatório de atividades.
- Quais a correspondentes funções de cada espécie?
  • Atas de reunião:  descrever  tudo que foi falado e decidido em uma reunião.  
  • Dossiês de alunos: apresentar documentos que servem de registros das atividades realizadas por determinado aluno.
  • Memorandos:  registro de comunicação interna da instituição.
  • Registro de diplomas:  verificação/controle de diplomas expedidos
  • Relatório de atividades:  informar  os resultados de uma determinada atividade.
- Relacione as séries documentais do arquivo do CEDOC com as respectivas fases do ciclo de vida, de acordo com a teoria das 3 idades.
  • Arquivo Corrente: Não foram encontradas.
  • Arquivo intermediário: Memorandos .
  • Arquivo Permanente: Atas de reuniões, Dossiês de alunos, Registro de diploma e Relatório de atividades.
- Sugira um plano de classificação para os documentos do CEDOC.
Classe 500- Atividades Administrativas
Subclasse 50.1- Atas de reunião
Subclasse 50.2- Relatório de atividades
       Classe600 Comunicação Institucional
Subclasse 60.1- Memorandos
        Classe: 700- Ensino: Graduação
Subclasse: 70.1  Registro de diplomas
Subclasse :70.2 Dossiês de alunos 
- Que ações arquivísticas poderiam ser implantadas no CEDOC?
  • Cursos para outros setores.
  • Sensibilzação do usuário.
  • Divulgação da área arquivística para o público universitário.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Link's sobre o Diploma na UnB


Para aqueles que estão preocupados com o seu Diploma de Graduação, aqui vai alguns link's do site da UnB, sobre como e a onde pedir o seu diploma, além da documentação necessária, esse conteúdo você encontra AQUI.
E para revalidação de Diploma para Estrangeiros de Graduação, você encontra AQUI


Fonte: